28 de março de 2010

Sítio das Hortas, Alcochete

Um lugar engraçado, junto ao Tejo, em Alcochete. Dispõe de algumas mesas para merendas (ao sol). Igualmente tem um Pólo de Animação Ambiental, com actividades para crianças e exposições de fotografia da fauna e flora local.

Os mais activos, e para quem quiser disfrutar da natureza, podem fazer um passeio prolongado por um dos vários caminhos assinalados para esse efeito e que conduzem ao coração da reserva natural. Especialmente indicado para a observação de aves.


Jardim Botânica de Lisboa

No coração de Lisboa, na Rua da Escola Politécnica, existe um jardim público com uns impressionantes 4 ha de área, com algumas estufas, integrado no complexo do Museu de História Natural.

Mesmo algumas subidas e descidas, faz-se um passeio muito agradável, esquecendo-se por completo que se está no centro de Lisboa.

Para mais informações: http://www.jb.ul.pt/ .

Valadas, Cartaxo

A 70 kms de Lisboa, mesmo nas margens do rio Tejo, perto da Azambuja, encontra-se a aldeia de Valadas. Dispõe de um agradável parque de merendas com alguns barbeques, muitas mesas com bancos corridos, sanitários, 2 cafés e estacionamento. Existem muitas árvores para fazer sombra.

Passa-se um dia agradável na companhia de família ou amigos. Para os dias de verão mais quentes, esta aldeia mesmo ao pé do parque de merendas dispõe também de uma pequena praia fluvial e uma zona de atracamento de barcos.


Óbidos

A vila de Óbidos já é uma boa desculpa para visitar esta zona, mas quando se junta uma das várias feiras realizadas ao longo do ano nesta vila, melhor ainda. Temos o Mercado Medieval, Aldeia de Natal, Festival do Chocolate e muito mais.


Poderá sempre dar um saltinho à vila de Peniche, a poucos quilómetros de Óbidos e aproveitar para comer um bom peixinho num dos muitos restaurantes da zona.

21 de março de 2010

Parques de Sintra

De vez em quando gostamos de ir a Sintra para visitar os várias parques existentes, ideias para um passeio ao ar livre e para picnics. Partilhamos aqui algumas fotografias de alguns destes parques. Dica: dirijam-se a um Posto de Turismo ou as próprias bilheteiras dos parques para obterem mapas e toda a informação útil. Também na net encontram toda a informação em http://www.parquesdesintra.pt/.

Parque de Montserrat


Covento + Tapada de Mafra

Quinta da Regaleira - Sintra

Alter do Chão, Coudelaria Nacional - Alentejo

Arrábida - Praias

Uma zona sempre bonita, mas especialmente fora da época balnear convida para picnics a beira-mar, nas diversas praias. Gostamos especialmente do Portinho da Arrábida (indo por cima e não pelo porto). No fim-de-semana passado era necessário ir pela serra para chegar ao Portinho porque a ligação Figueirinha - Portinho estava vedada ao trânsito por causa de obras.


 

Monte Selvagem - Montemor-o-Novo

Num dia de sol, vale a pena fazer uma visita ao Monte Selvagem, perto de Montemor-o-Novo. Dispõe de várias áreas para picnic com sombra (o que é muito importante no Alentejo ...).

As crianças ficaram encantadas com a Quintinha, onde as crianças podem tocar nos animais (tivemos a sorte de assistir ao nascimento de 2 cabras anãs) e dar-lhes comida. As cabrinhas-anãs foram as preferidas de todos.

Depois é possível fazer uma volta num atrelado com a possibilidade de ver alguns animais selvagens como p.ex. zebras, lamas, avestruzes e veados num montado alentejano.

Vale a pena planear o dia inteiro para esta visita.

Bilhete Família (2+2) (2010): € 35,-
Mais informações: http://www.monteselvagem.pt/

Fluviário de Mora + Cromeleques dos Almendres

Uma proposta para um passeio de dia inteiro é ir em direcção a Évora com dois objectivos: visitar os Cromeleques dos Almendres e o Fluviário de Mora.

Cromeleques dos Almendres

A 22 kms de Montemor-o-Novo em direcção a Évora encontra-se a freguesia e aldeia de Guadalupe. Indo por estradas de terra batida (com indicações) chega-se primeiro ao Menir dos Almendres e depois aos Cromeleques dos Almendres, dois monumentos megalíticos muito raros em Portugal. Para mais informações: Wikipedia. Para direcções: Google Maps.


16 de março de 2010

Convento dos Capuchos

Localizado perto de Sintra, mais propriamente na Serra de Sintra, espera-nos este local de absoluta tranquilidade. Já há muito queríamos visitar este convento, e finalmente, em Fevereiro fomos.

O caminho a tomar é pela vila de Sintra, primeiro em direcção ao Palácio da Pena e depois seguindo a sinalização própria do Convento. A passagem pela serra, para quem conhece esta zona como nos, não oferece muito. Mas descobrimos muito perto do Convento, nas Estrada para a Malveira, um local onde foram plantadas 25 árvores em memória de 25 bombeiros que morreram no combate a um incêndio florestal, não conseguindo encontrar refúgio nas minas lá existentes. Para saber mais: http://jornaldesintra.blogspot.com/2009/09/queluz_17.html

Para entrar no Convento dos Capuchos é necessário adquirir bilhetes, no entanto há bilhetes de família (2 adultos e 2 crianças) ao preço de € 12,-.

O Convento fascina tanto pela sua história como pela sua calma e simplicidade. Esperam-nos quartos minúsculos em que os frades (excepto o prior) tinham de dormir sentados. Tivemos a sorte de encontrar um guarda bem disposto que nos falou muito acerca da história do Convento. Para saber mais: http://www.parquesdesintra.pt/index.aspx?p=parksIndex&MenuId=5&Menu0Id=5

Sugerimos este destino como passeio de meio-dia, se for só para visitar o convento ou então de dia inteiro para quem quiser descobrir mais em Sintra.

Algumas fotos que tiramos: