9 de abril de 2010

Nascentes do Alviela - Olhos d'Água - Alcanena

A conselho de outra família, decidimos passar o dia nas Nascentes do Alviela, também conhecido por Olhos d'Água, perto de Alcanena. Não sabíamos muito bem o que nos esperava mas o que encontrámos superou largamente as nossas expectativas.

Um dia muito bem passado, com muitas coisas diferentes para fazer.

Praia Fluvial

Olhos d'Água é a praia fluvial do rio Aviela, a escassos metros das suas nascentes. Dispõe de parque de merendas com algumas mesas, balneários, parque infantil, um Café/Restaurante e sombras. Muito próximo encontra-se também um Parque de Campismo.

Centro Ciência Viva

Do outro lado da praia fluvial encontra-se o Centro de Ciência Viva de Alviela, o chamado "Carsoscópio" (nome que designa um determinado tipo de paisagem). A visita a este Centro de Ciência Viva é sempre guiada e divide-se por 3 áreas muito interessantes: uma viagem no tempo num simulador, um filme em 3D e uma sala relativamente às várias espécies de morcegos existentes na zona. Como família pagámos € 12 para de entrada para 4 pessoas e passámos 1 hora e meia que se pode recomendar.

As Nascentes do Alviela

Após a visita ao Carsoscópio, fomos dar um passeio num caminho assinalado que nos levou até à zona das várias grutas, num ambiente paisagístico espectacular.

Aconselhamos fazer primeiro a visita ao Carsoscópio para melhor compreender o que se vê no passeio.



Mais informações:
sobre o Centro de Ciência Viva: http://www.alviela.cienciaviva.pt/home/
sobre o Complexo das Nascentes do Alviela: http://www.cm-alcanena.pt/pt/conteudos/concelho/Patrim%c3%b3nio/PatrimonioNatural/Complexo%20das%20Nascentes%20do%20Alviela/Complexo%20das%20Nascentes%20do%20Alviela.htm


Ver mapa maior

1 comentário:

Ana disse...

Sou de Lisboa. Gosto imenso deste local. Fiz aqui inúmeros piqueniques com a família.